sábado, 23 de maio de 2015

Destruidoras de papel

Destruidoras de papel  

As destruidoras de papel vêm ganhando popularidade com a necessidade que as pessoas e empresas têm vindo a sentir em a destruir informação de que já não necessitam, evitando que essa informação seja vista e ou utilizada por terceiros. Os preços também se tornaram mais acessíveis, ajudando na massificação destes equipamentos. 

Todavia, ainda é comum as pessoas terem muitas dúvidas sobre a escolha do equipamento mais adequado , pelo que se pensou ter utilidade elaborar um breve texto descrevendo de forma simples os aspectos mais críticos destas máquinas. 

Tipo de corte.

Em geral, existem dois tipos de corte: em tiras (corte simples ou direito) e em partículas (corte cruzado).  
No corte em tiras, a destruidora transforma as folhas destruidas em tiras de papel cujo comprimento corresponde à altura dos documentos inseridos. A largura das tiras depende de máquina para máquina, mas a segurança da destruição será tanto maior quanto mais finas estas forem. Este tipo de corte proporciona volumes grandes de papel destruido, o que obriga a mais "esvaziamentos" do depósito, mas pode ser interessante para "fabricar" enchimentos para embalagens.
No corte cruzado, a destruidora transforma os documentos em partículas, o que em geral dificulta as tentativas de recuperação da informação. Tem a vantagem de fazer menor volume de papel destruido, o que permite menos manuseamento de desperdício relativamente ao corte em tiras. 



Segurança da destruição de papel

Existem 5 níveis de segurança na destruição de papel, que pretendem medir o grau de dificuldade na tentativa de recuperação da informação destruida. Os níveis vão de DIN1 (segurança mínima) a DIN5 (segurança máxima). Para máquinas de potência semelhante, quanto maior for a segurança de destruição, menor é a sua capacidade de destruição, em número de folhas, por operação. Por esta razão, as destruidoras mais seguras não costumam destruir muitas folhas de cada vez. 

Volume de trabalho 

Outro aspecto importante prende-se com o volume de trabalho previsto para a destruidora de documentos. Actualmente, as destruidoras de papel possuem sistemas de segurança que as desligam em caso de sobreaquecimento, ou de colocação de mais papel por operação do que está previsto, obrigando os utilizadores a respeitarem os seus ciclos de trabalho e o número de folhas a destruir. 
É muito comum as pessoas tentarem adquirir destruidoras preparadas para ciclos de trabalho pequenos e tentarem que as mesmas trabalhem mais do que se prevê, criando descontentamento com a máquina. Aconselhamos vivamente a que se pense previamente no tipo de utilização que se vai fazer. 
Em geral, as destruidoras neste particular dividem-se em destruidoras de uso ocasional (doméstico ou individual), uso moderado (para pequenas equipas) e uso intensivo (ou departamental). Uma destruidora básica, de uso pessoal, é  perfeita para destruir meia dúzia de papeis de vez em quando. Mas não será adequada para ser partilhada por várias pessoas em ambiente de trabalho, onde será necessário destruir documentos assiduamente. 

Tipo de operação

Tradicionalmente as destruidoras de papel eram de operação manual, sendo necessário que o operador fosse colocando as folhas a destruir. Actualmente, é comum estas destruidoras encontrarem-se munidas de sensor de segurança que, quando a mão toca perto da abertura, a destruidora pára, evitando acidentes.
Além daquele tipo de destruidoras, hoje existem também destruidoras de operação automática. As destruidoras automáticas têm um depósito onde se coloca um "molho" de documentos a destruir e a máquina vai destruindo automaticamente esses documentos, sem necessitar da presença do operador, o que oferece ganhos interessantes de produtividade. Nestas destruidoras, sugerimos que se certifique que têm um código de segurança "PIN" que impede a abertura por terceiros do depósito com material em destruição, a fim de se garantir a segurança do processo.

CD's, Cartões de crédito, agrafos e clips?

Destruidoras de papel que destruam estes materiais são muito comuns. Mas convém ter presente que as lâminas de corte são metálicas e que ao se colocarem agrafos e sobretudo clips junto com o papel a destruir, está-se a aumentar o desgaste das lâminas de corte. Este desgaste não se encontra coberto pela garantia (que garante defeitos de fabrico). Por isso, mesmo que a destruidora se encntre preparada para destruição destes materiais, peo menos os clips não devem ser colocados para destruição, a fim de se manter em bom estado as lâminas de corte.

Na nossa loja on line podem encontrar uma oferta muito alargada de destruidoras de papel, que abrangem os vários aspetos supra referidos. Os nossos serviços estão ao dispor para vos apoiar, fornecendo as informações complementares a uma tomada de decisão esclarecida.


Sem comentários: